Bem vindo ao meu blog.O nome ja diz tudo.

Aqui você encontra informações sobre a famigerada política brasileira,e tento dar um pouco de orientação baseadas em fatos,isento de qualquer compromisso de partidos,levando em conta apenas o bem estar do povo brasileiro.Por que informacao é a unica arma que temos.Agora pra isso é necessário que você"desarme",e tenha a mente aberta,sem medo de absorver novos pensamentos.Se não,,não adianta nada.
"POSSO NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ PALAVRA QUE DISSE MAS,DEFENDEREI ATÉ A MORTE SEU DIREITO DE DIZÊ-LA"
Alem disso rola aqui uma boa dose de humor,e informaçoes sobre varias assuntos interessantes.Lá no final da página você encontra postagens mais antigas

ROGÉRIO AGRADECE SUA VISITA

;

sábado, 8 de novembro de 2014

CATALUNHA MANTÉM CONSULTA POPULAR SOBRE SEPARAÇÃO DA ESPANHA.

Só no Brasil esse assunto parece tabu. A Espanha é muito menor que o Brasil,e população da Catalunha quer o direito de escolher seu futuro.Entendam, querem o direito de ESCOLHER, ENTRE SE SEPARAR OU NÃO,O DIREITO DE ESCOLHA ENTENDEU?
Todo povo tem o direito de escolher o seu futuro,inclusive do seu país.

Por 106 votos a 28, os parlamentares apoiaram a convocação de uma consulta marcada para o dia 9 de novembro. Multidão comemorou a decisão nas ruas.


Diante da proibição, por parte da Justiça espanhola, da realização da consulta sobre a independência da Catalunha neste domingo (09), chamada de 9-N, o coordenador do PNDD (Pacto Nacional pelo Direito a Decidir), Joan Rigol, sinalizou, nesta sexta-feira (07), uma mudança na estratégia para o pleito. Ele pontuou que a “execução” do processo ficará “nas mãos de voluntários”, mas o governo catalão seguirá “amparando” a consulta.
De acordo com declarações de Rigol, “os voluntários farão a recontagem e a transmissão [dos votos]. O governo fez seu trabalho, e continuará fazendo, mas o processo está em mãos de voluntários. Estamos em uma trama na qual estão o governo, os partidos e a sociedade civil, todo mundo exercendo sua responsabilidade e sendo solidário com os outros”.

Nesta quinta (06), o ministro da Justiça espanhol, Rafael Catalá, disse que o governo não atuará contra a consulta caso o presidente catalão, Artur Mas, a deixe nas mãos de entidades civis, como o PNDD, como forma de uma “liberdade de expressão”. Questionado se o governo catalão recorreu a voluntários em resposta às declarações de Catalá, Rigol respondeu que “sim. O governo se move nos parâmetros da legalidade, ou ao menos da não ilegalidade”.
Risco aos voluntários
Por outro lado, a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, advertiu Mas de que, com a manutenção da consulta, ele “estará forçando os cidadãos catalães ao descumprimento da lei”.
A declaração de Santamaría foi proferida após o presidente catalão ter assumido a organização do chamado 9-N, mesmo com a suspensão do Tribunal Constitucional. A vice-presidente lançou um requerimento a Mas no qual pede que “nenhum funcionário, nenhum responsável político e nenhum cidadão tenha que tomar decisões neste dia que possa gerar a mínima intranquilidade”.
Santamaría, no entanto, não esclareceu como o executivo espanhol atuará caso o governo deixe a consulta na mão das associações civis, tal como sinalizado por Rigol.
Incertezas
Por outro lado, de acordo com o jornal espanhol El País, os fiscais catalães aguardam o 9-N com inquietude porque não receberam nenhuma instrução, nem orientação da Procuradoria Geral do Estado sobre a possibilidade de que no domingo (09) sejam apresentadas denúncias que tentem frear a votação. A insegurança é maior entre os fiscais que estarão de guarda.
A promotoria tem a possibilidade de apresentar uma querela por prevaricação contra o governo catalão diante do Tribunal Superior da Catalunha e ainda solicitar que a realização da consulta seja impedida.
Sobre o tema, Catalá afirmou que, se for apresentada uma denúncia diante dos tribunais, “as forças de segurança da Catalunha atuarão, como todos os poderes públicos, para garantir o cumprimento das normas”.


                                                                                                            fonte:Opera Mundi

Nenhum comentário: